Trilha - Praia de Naufragados (06/05/2017) - com fotos

Trilha - praia de Naufragados (06/05/2017)

Fotos

Quando: 06 de maio de 2017, a partir de 9 h.

Importante: quem é menor de 18 anos, levar AUTORIZAÇÃO assinada pelo(s) pai(s) ou responsável.

O que levar: garrafinha de água, lanche, filtro solar, repelente, calçado para caminhada (bota ou tênis), roupa confortável e ah... muita disposição para brincar!!!

Como chegar até o início da trilha: a trilha começa no ponto final da Caeira da Barra do Sul. Localizada a 40km do Centro de Florianópolis, é possível chegar até o local da trilha pela Via Expressa Sul e SC-405. Pegue o acesso ao Riberão da Ilha e siga até o final da Rodovia Baldicero Filomeno. No local, há um estacionamento pago para poder deixar o carro, e, logo ao lado, já é o início da trilha. Caso você vá de ônibus, pegue uma linha do centro até o Terminal do Rio Tavares e depois a linha Caeira da Barra do Sul e vá até o ponto final.


Sobre o local:
"A Praia de Naufragados fica a 43 km do centro de Florianópolis, no sul da Ilha de Santa Catarina. Uma trilha de três quilômetros separa a praia da estrada, onde há cachoeiras e ruínas de um engenho de farinha. O acesso também pode ser feito tomando-se uma embarcação na praia da Caieira da Barra do Sul até a ponta de Naufragados.
Não se sabe ao certo a razão para o nome dessa praia. Há duas hipóteses:
  • Uma refere-se ao naufrágio de uma das embarcações da expedição de Juan Díaz de Solís, ali ocorrida em abril de1516, ao buscar o abrigo da baía Sul. Aleixo Garcia e mais cerca de dez tripulantes sobreviveram a este naufrágio, tendo vivido por alguns anos entre índios Carijós que habitavam aquele litoral;
  • Outra versão atribui esse nome ao naufrágio de duas embarcações de médio porte usadas pelos portugueses, bem em frente à praia, em 1753. Seguindo determinações da Corte Portuguesa, cerca de 250 colonos açorianos viajavam para o Rio Grande do Sul quando ocorreu o acidente nesse local. Só 77 colonos escaparam, dos quais parte ficou na Ilha e outros seguiram para Laguna e Rio Grande do Sul.
A trilha até Naufragados é bem marcada, sendo bastante utilizada pelo menos desde a inauguração do farol, no costão direito da praia, em 1861. A partir desta época, famílias migraram para a região, um engenho foi construído e abriram-se os primeiros roçados na mata. Empreendimentos coloniais que prosperaram obrigaram a importação de escravos. Deste período restaram algumas ruínas que ainda podem ser observadas à margem da trilha. Também podem ser percebidas algumas melhorias no traçado do caminho, degraus e valos de drenagem.
Além do Farol erguido em 1861, há também alguns trechos de muralhas e o armamento original de três canhões Armstrong de 120 mm C/40 fabricados em 1893, e que ainda se encontram em bom estado de conservação, que faziam parte de uma fortificação que integrava o antigo sistema defensivo da ilha de Santa Catarina."
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Naufragados, acesso em 24 abr 2017)

Comentários